AGIRAR

Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Psicose

O início da AGIRAR
A AGIRAR – Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Psicose é uma associação sem fins lucrativos, criada por escritura pública a 8 de julho de 2013, com o objetivo major de apoiar pessoas com psicose e as suas famílias.
A nossa missão e os nossos valores
A Associação foi criada por iniciativa de um grupo de profissionais do Serviço de Psiquiatria do então denominado Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e um grupo de familiares que estavam integrados num Programa para doentes com Psicose. Ao perceberem que pouco ou nenhum apoio havia para os familiares e numa tentativa de colmatar esta lacuna identificada lançaram mãos á obra e pensaram que a criação de uma Associação poderia ser a resposta para um concelho onde, até á data nada havia para dar resposta a este problema de saúde mental.
Os desafios que temos de ultrapassar
O primeiro grande obstáculo era que as pessoas fossem capazes de falar sobre os seus problemas, pois o estigma associado às doenças mentais é enorme e a vergonha de ter um familiar, um ente querido com uma patologia do foro mental, discrimina famílias e isola-as.
Promover a inclusão dos nossos utentes
As primeiras reuniões decorreram nesse serviço, pois não havia instalações onde fosse possível desenvolver atividades e iniciativas com o foco na saúde mental das famílias. Logo desde o seu início foram desenvolvidas atividades em que fosse possível dotar as famílias de melhores ferramentas para lidar com esta nova condição de saúde do seu familiar. Foram organizados whorkshops, palestras, grupos de apoio, eventos lúdicos para diminuir o isolamento social das mesmas. O objetivo em mente é sempre que esta capacitação seja um fator favorecedor de um melhor prognóstico da doença e da forma com as famílias lidam com a mesma.
Desenvolvimento de capacidades cognitivas e sociais
Mas, para que as famílias sejam mais capazes é também importante intervir nos utentes e na melhoria das suas capacidades cognitivas e sociais. Nesse sentido temos vindo a disponibilizar várias atividades psicoterapêuticas que envolvem jogos lúdicos, ateliers de estimulação cognitiva, raciocínio, memória, habilidades manuais e criativas. Este ambiente seguro e acolhedor propício para interação entre os grupos de utentes fortalecem o sentirem-se como pertença de uma comunidade e reduzem o isolamento social tão importante para uma boa saúde mental.
Integração dos utentes na comunidade
A autonomia e plena integração dos utentes na comunidade e o acompanhamento dos seus familiares será sempre o foco de toda a nossa intervenção.
O futuro
O futuro será a continuação desta breve história em que os intervenientes serão sempre as pessoas com psicose e seus familiares.
Os Nossos Objetivos

Os principais objetivos da AGIRAR são promover a reabilitação e integração social de pessoas com doença mental grave e dar apoio às suas famílias, assim como promover o apoio, formação e investigação no domínio da saúde mental e reabilitação psicossocial

Apoiar o desenvolvimento de competências sociais e o processo de reabilitação, no sentido da maior autonomia possível dos indivíduos com doença mental implementando um conjunto de respostas sociais nomeadamente fóruns e/ou unidades sócio-ocupacionais, respostas residenciais e apoio domiciliário.

Promover ações e programas de apoio às famílias das pessoas com doença mental

Colaborar com as redes sociais locais, tais como instituições particulares de solidariedade social, empresas, autarquias e serviços públicos e com elas encontrar estratégias de ação comuns

Desenvolver ações conjuntas com outras entidades oficiais ou privadas de forma a contribuir para a política de Saúde Mental